POR QUE EVITAR A OTIMIZAÇÃO DOS MATERIAIS DE COMUNICAÇÃO?

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Diariamente observo que muitas empresas desenvolvem o mesmo material para públicos diferentes por conta de budget. Isto é, as áreas de marketing e trade marketing acabam otimizando os materiais de comunicação tanto no PDV como para lojistas e profissionais da saúde.  

Entendo que muitas vezes o budget não pode ser multiplicado. Porém existe um risco caso esta decisão não seja implementada com cuidado, podendo não gerar o retorno desejado no investimento.  

Mas qual o risco de criar um mesmo material de comunicação? Por que eu não teria o retorno no investimento? 

O risco de criar um mesmo material de comunicação é utilizar a mesma linguagem com 3 públicos completamente diferentes para serem aplicados em ambientes diferentes e no fim acabar não se comunicando com nenhum deles.  

Diante disso, recomendo dividir os materiais para cada público ou escolher o seu principal para ser mais assertivo.  

Confira abaixo! 

Formatos de comunicação que você pode ter com cada público  

  1. Consumidor

O ponto de contato é o material no ponto de venda.  

Você sabia que a maior parte dos produtos são escolhidos pelo shopper em menos de 1 minuto em frente a gôndola?  

Por isso o material de comunicação deve ser claro e objetivo, isso quer dizer que a comunicação deve ser simples para entendimento rápido do shopper.   

O que será abordado? O material deve ter como principal funcionalidade educar o consumidor. E para isso é importante abordar benefícios do produto para a saúde e ocasiões para se consumir o produto.  

Vale lembrar que cada categoria possui uma comunicação diferente, mas sempre com o intuito de educar. Além disso, o material deve fazer parte da experiência do consumidor no PDV, despertando sua atenção e interesse na compra do produto.  

  1. Profissionais de saúde / Nutricionistas

O ponto de contato será o material científico compartilhado durante visitas técnicas, e-mail marketing e até por aplicativos de relacionamento, sites e portais.  

O material de comunicação deverá conter informações técnicas e científicas do produto para que o profissional conheça os principais atributos e utilize este endosso para apresentar os benefícios nutricionais e funcionalidades para o seu paciente.  

O que será abordado? História da marca, tabela nutricional, composição de ingredientes, diferenciais da marca, etapas do processo produtivo, sugestões de ocasiões de consumo e os benefícios atrelados a saúde.  

  1. Equipe de vendas

O ponto de contato será o Selling Story.  

O maior desafio para a equipe de vendas é informar os diferenciais do produto na negociação com o varejista.  

Por esse motivo, desenvolvemos um material de comunicação que é um storytelling para auxiliar o vendedor através de uma abordagem didática. 

O que será abordado? Posicionamento da marca, proposta de valor, diferenciais competitivos, execução no pdv e vantagens para o varejo (margem, fluxo de shoppers, etc).  

O Selling Story é a ferramenta ideal para potencializar as suas vendas e posicionar sua marca no mercado da saudabilidade!  

Agora que vocês já sabem como criar diferentes materiais de comunicação para os diferentes públicos, deixe nos comentários quais materiais você tem desenvolvido na sua estratégia de comunicação.  

bruna

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